top of page
Buscar
Foto do escritorAline Albuquerque

Trabalho na TV, mas não sou apresentadora!

Faz alguns meses que comecei um novo capítulo da minha vida profissional, e dessa vez, pela primeira vez, estou trabalhando em uma emissora de TV.

E entre tantas coisas que tenho aprendido, uma das mais rotineiras é desenvolver a minha habilidade de responder as pessoas sobre as minhas funções dentro da TV. Além de explicar que não sou apresentadora ou jornalista, ainda estou aprendendo a lidar com a decepção das pessoas que me dizem com ar de consolo:


“Ahh, mas o mais difícil é entrar, né? Logo você chega lá e aparece apresentando os jornais!”.


Eu não julgo quem pensa assim, tá?! Pelo contrário, eu entendo essa visão, até porque, um diz eu estive do outro lado da telinha (e confesso que quando falavam de TV também só me lembrava da galera famosinha..rs)


Porém, existe muito mais por trás da telinha do que imaginamos ou podemos ver. E para que toda aquela beleza esteja lá, na sua programação diária, muitas pessoas precisam correr muito para tudo dar certo.

Para a decepção de muitos, tenho que declarar que desde que fui contratada, trabalhei somente um dia dentro da TV, entrei no meio da pandemia, e estou trabalhando remotamente desde o meu segundo dia.


Conheço pouquíssimas pessoas, pessoalmente, mesmo falando com elas diariamente de segunda à sexta-feira.

Estou positivamente surpresa em ver quantas pessoas e diferentes profissões são necessárias para fazer a notícia e o entretenimento chegar até a casa de milhares de telespectadores.


Uma grande equipe formada por TI’s, engenheiros, técnicos das mais diversas áreas, vendedores (que comercializam os breaks e fazem os produtos/serviços brilharem na telinha), marketing (meu setor), produtores, cinegrafistas, grafismo, recursos humanos, galera da logística, jornalistas, e logicamente, os apresentadores que vocês sempre me pedem para mandar um beijo (estou guardando todos os recadinhos para quando eu encontrar eles pessoalmente, okay? rs).




É surreal ver como tudo está interligado, um ciclo que depende de cada uma das engrenagens que citei acima, e que não funcionaria se só os apresentadores trabalhassem na TV. E vou contar um segredo: os apresentadores que a gente vê ali na telinha, por algumas horas, ele trabalha bem mais que isso.

Juro! Eles chegam cedo, muitas vezes saem tarde, participam da produção, das pautas, de reuniões, dos roteiros, as vezes viajam, ficam dias longe de casa e precisam estar conectados e alinhados com uma super galera para fazer tudo acontecer (cansei só de escrever ..rs).


E assim, num “passe de mágica” mega trabalhoso a informação chega à sua residência!

Mas e o que EU faço na TV?


A minha função é ficar de olho nas tendências de mercado, desenvolver planejamentos e propostas comerciais que façam os olhos dos anunciantes brilharem e desejarem aparecer na TV, nem que seja por 7 segundos. Leio vários estudos de mercados, pesquisas e ainda dou uma mão para a galera que desenvolve os conteúdos das redes sociais. Preciso estar sempre ligada (e minha TV também), criando oportunidades, e trabalhando lado a lado com os executivos comerciais para que juntos possamos trazer mais anunciantes para se destacarem através desse fantástico e imbatível veiculo de comunicação chamado TV. Além disso, participo de dezenas de reuniões, formato páginas e páginas de apresentações. Faço e refaço mil vezes a mesma conta, e mesmo sendo de humanas, o Excel está no meu dia-a-dia.


Tem sido incrível conhecer esse mecanismo movido por pessoas apaixonadas pelo que fazem. Sou imensamente grata pelo o aprendizado que toda essa loucura tem me proporcionado, e espero que quando vocês, meus amigos, vejam o resultado dessa mágica acontecer, ai do seu sofá da sua casa, você ainda se orgulhe dessa amiga aqui, que não é apresentadora, mas que rala pra caramba e faz parte desse conteúdo espetacular que você vê ai do outro lado.

35 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comentarios


Post: Blog2_Post
bottom of page