top of page
Buscar
Foto do escritorAline Albuquerque

Por que muita gente não gosta de Paris???

Atualizado: 25 de jul. de 2020

Primeiramente, quero deixar claro que não tenho a intenção de convencer você a não ir para Paris. Pelo contrário, quero ajudar você a não cometer os mesmos equívocos que eu cometi, e alinhar suas expectativas, para que possa aproveitar ao máximo a cidade Luz.


Nunca tive o sonho de ir para Paris, o clichê nunca me cativou. Mas estava na Europa, e ir para Europa e não passar por Paris, seria como ir para a praia e não entrar no mar, ou pelo menos molhar os pés, né?!

Mas por falta de conhecimento, e ignorância em não pesquisar sobre o país (porque não queria ir hahaha), acabei passando alguns perrengues.

1° erro – Nunca coloque Paris no meio ou no final de um mochilão longo.

Cheguei em Paris depois de 25 dias viajando. Comecei pela Espanha (Madri, Ibiza (praticamente 4 dias sem dormir), Barcelona), Itália (Roma, Veneza, Florença), Slovênia (Bled), Alemanha (Ocktoberfest em Munich , e Berlin), Holanda (Amsterdam), e só então cheguei em Paris, consegue imaginar o quanto eu já estava cansada? Estava só o pó!


Pois é, esse foi o meu primeiro erro. Cheguei em Paris nos 40 minutos do segundo tempo do meu mochilão. Quase um mês dormindo em hostels, barraca, aeroporto e busão.

Paris tem muitas atividades, exige um itinerário bem programado. Ainda que o transporte público seja bom, você irá andar muito, então o ideal é reservar pelo menos uns 5 dias do seu mochilão para Paris, para que possa aproveitar tranquilamente e ter um intervalo de descanso satisfatório.

Se você gosta de arquitetura e arte, prepare as pernas, pois só dentro do Museu do Louvre (EU AMEI!), você irá andar muito, e gastar pelo menos umas 4 horas, só para circular em tudo. E eu, estava muito cansada e acabei não vendo tudo o que queria.

Ainda pelo cansaço, acabei não me atentando a um detalhe, o Museu do Louvre e o Palácio de Versalhes não abrem nas terças-feiras, e eu cheguei cedo exatamente para fazer isso, ou seja, poderia ter dormido mais, e planejado melhor.


OBS: eu decidia meu próximo destino durante a viagem, e não me atentei a esse detalhe quando resolvi ir para Paris.

Dica: sempre entre nos sites dos locais que deseja visitar e veja o calendário. Entre também no site da cidade, para saber se não terá nenhum evento local que possa tumultuar ou impedir o acesso ao passeio.

2° erro : Não pesquisar mais sobre os hábitos dos franceses.


Eu passei muita raiva com os parisienses, e sai de Paris com um ranço sem medida.

Sim, eles se negam (na maioria das vezes) a falar inglês. Se eu tivesse chegado falando com eles em português, talvez tivesse obtido mais sucesso.

  • Seja exageradamente educado!

A cereja do bolo nessa situação, é que eu não sabia que os franceses são exageradamente educados, o que dá a fama de que eles são muito frescos e mimizentos. Mas eu só passei a entender melhor esse “mimimi” deles porque comecei a estudar francês recentemente e estou aprendendo muito sobre a cultura e entendendo melhor o comportamento deles.


Sabe quando você está em um lugar e pede para um desconhecido tirar uma foto?

A gente chega todo arreganhado e simpático, com um sorriso de orelha a orelha e diz:


"Por favor, poderia tirar uma foto para mim?"

E lá ia eu, em inglês. “Please, can you take a Picture?”

Arco do Triunfo (foto tirada por outros turistas..haha)

Eles simplesmente viravam as costas e nem respondiam.

Mesmo que eu estivesse com uma expressão facial e tom de voz super amigável, sem sucesso.

Use as palavras certas.

Se você não quiser passar vergonha e raiva, aprenda pelo menos a dizer

Oi (Salut!),

Bom dia (Bonjour , que pode ser usado até o final da tarde),

Boa noite! ( Bonsoir, usado como comprimento),

Obrigada. ( Merci ),

Com licença (Excusez-moi),

Desculpa (Pardon) e

Por favor! (S’il vous plait).


Em português seria tipo:

"Bom dia! Desculpa te incomodar, mas você poderia tirar uma foto para mim? Por favor!"


Aí será sucesso heim!! Use da sua melhor educação, e não seja invasivo na abordagem!

  • Sem exaltações! Seja discreto! Segura a emoção!

Os franceses são discretos, então sabe aquela nossa mania (aqui é Brasil mermão!) de falar com as mãos e gritando?

É quase uma afronta! Sim, eles olham torto e podem até falar um "XIUUUUUUUUUU", bem sonoro. Não aconteceu comigo, porque eu estava sozinha, hahaha, mas se eu estivesse com amigos com certeza seriamos olhados de canto e repreendidos. Então “seje menas!”.


Torre Eiffel

Outra coisa que pode pegar muito maaaaaaaaaal, é filmar um ambiente com várias pessoas, sem autorização, ou mesmo que seja um local público, os franceses se sentem incomodados com essa nossa mania de gravar tudo, tipo invasão de privacidade, sabe?!


Sendo assim, não estranhe se algum francês te repreender por isso, eles realmente não gostam. E digo mais, em lojas, mercados, restaurantes ou qualquer outro local privado, eles podem te expulsar ou pedir para apagar o vídeo. Micão né?!

Um erro que eu cometi, mas não fui maltratada por isso (ufa!), mas só descobri recentemente. Nunca chegue em um restaurante/lanchonete e já vá sentando em qualquer mesa, pior ainda, se você estiver sozinha.


Não sente em um lugar para quatro pessoas, só para ter onde colocar a mochila (folga né, more?!), é muita falta de educação e desrespeito com outras pessoas que possam chegar em um grupo maior.

Então a dica é, quando chegar em um lugar, procure um garçom (Serveur em francês. A palavra garçon em francês significa garoto, menino, então não diga isso, o mais apropriado é chamar de Monsieur ou Madame) e nunca chame gritando (sem exaltações!), aguarde o garçom te olhar e sinalize como se perguntasse: "Posso sentar aqui?."


Os estabelecimentos em Paris são bem pequenos, por isso a maioria não tem muitos lugares disponíveis. Então, respeite as regras para não passar vergonha e não atrapalhar os amiguinhos que também querem visitar o local.

Dica: a água das torneiras da França é potável, então ao invés de comprar água e ficar com ela quente na mochila, quando você comprar algo em algum restaurante, lanchonete, enfim, você pode pedir uma garrafa de água.

  • Em francês: "Je voudrais une carafe d'eau, s'il vous plait!"

(Eu gostaria de uma jarra de água, por favor!)

E assim você receberá uma jarra de água grátis, geladinha e potável!


Museu do Louvre - Monalisa

Evite contato físico e não economize a palavra PARDON!

Sabe quando a gente pisa, sem querer, no pé de alguém no metrô? Automaticamente a gente encosta levemente a mão no braço ou nas costas da pessoa e diz: "Desculpa ai!/ Foi mal! /Perdão!"

Na França basta você dizer: "Pardon!"


Não precisa dar o toquinho da reconciliação, isso é muito íntimo, okay!?

Se alguém te pedir licença, também diga: Pardon! (seria tipo, foi mal por atrapalhar!)

Mesma coisa se você estiver tirando foto em um lugar de passagem de pessoas.


"Pardon! Pardon! Pardon!"

Use sem moderação!



O que eu não gostei em Paris?


Bom , agora que eu dei várias dicas para você não passar raiva, como eu passei. Vou falar sobre o que eu não curti..

Torre Eiffel

Achei Paris extremamente suja e fedida.

Muitos ratos ao redor do Rio Sena, lixo transbordando dos latões públicos e não me senti nenhum um pouco segura.

Infelizmente vi duas pessoas sendo futadas em plena a luz do dia, debaixo da Torre Eiffel.


Em toda região da Torre e nos outros pontos turísticos, tem MUITOS vendedores ambulantes, e eles tem uma forma bem agressiva de oferecer os produtos, praticamente te obrigam a levar. Cuidado com os vendedores de pulseiras, eles são muito rápidos e colocam a pulseira no seu braço sem você ver e depois querem cobrar o quanto quiserem.

Não aconteceu comigo, mas conhecidos já passaram por isso, e eu vi isso acontecer lá também.

Só de ranço, não tenho nenhuma lembrança da França, não comprei mesmo. Não sou obrigada, não!


Dica: uma amiga que mora em Paris, disse que uma forma de afastar os vendedores "chatões" é falar: "J'habite ici" (Eu moro aqui!). Segundo ela, isso funciona.


Torre Eiffel - Vista Noturna


Achei a Torre Eiffel bem sem graça de dia (sorry), mas a noite é bem bonita, até.

Porém, como não me senti segura de dia, imaginem a noite?

Não fiquei muito tempo por lá durante a noite, porque realmente achei perigoso.



O fato deles se negarem a falar inglês me irritou bastante, muito mesmo. Eu sempre cheguei falando o "bonjour", e em seguida, continuava em inglês.


Dica: espere eles responderem o Bonjour e só depois fale em inglês, talvez funcione.


Tudo bem que a cultura deles é diferente, o patriotismo, a rincha com a Inglaterra e blá blá blá, mas cá entre nós, uma cidade que recebe centenas de turistas diariamente, poderiam ser um pouco mais receptivos e atenciosos, né?!


Ai você me pergunta: "Aline, o que tem de bom em Paris?"

Tem muita coisa legal, muita mesmo, principalmente se você gosta de arte e arquitetura.

Eu amei o Museu do Louvre, o Arco do Triunfo, a Catedral de Notre-Dame (fui antes do incêndio, a entrada é gratuita), tem muitas igrejas pela cidade, a maioria no estilo gótico com vitrais lindíssimos.

Vale muito a pena subir na Torre Eiffel, a vista lá de cima é maravilhosa, a cidade é plana e é possível ver praticamente a cidade toda lá de cima.

Paris vista do alto da Torre Eiffel

A vista da Basílica de Sacré Coeur também é maravilhosa, e tem um gramado maravilhoso para sentar e descansar, mas prepare as pernas para uma escadaria sem fim para chegar na Basílica.

Fui para o Palácio de Versalhes também, de trem, é bem rápido e bem sinalizado. O passeio é lindo, e o jardim é imenso. Então reserve pelo menos a metade do seu dia para esse passeio.

Todos os passeios pagos eu comprei pelo site GetYourGuide, sempre tem pacotes bem legais.


Catedral de Notre Dame

Vale a pena ir para Paris?

Vale, até porque experiência é algo muito pessoal e relativo. Então vá e tenha a sua experiência.


Se eu conheci tudo em Paris?

Não, e minha pior inimiga foi a canseira e o stress .. haha

Recomendo no mínimo 5 dias (será bem corrido), ou 6 dias para incluir a Disneyland Paris no roteiro.


Se eu voltaria para Paris?

Se me perguntassem isso há 3 meses atrás, eu diria que não. Deus me livre, lugar medonho com gente chata. Porém, depois de tudo que tenho aprendido sobre a cultura francesa, sim, eu iria para Paris, para ter uma segunda impressão. Iria mais descansada, e mais preparada.


Dica: leia blogs, procure informações, pesquise sobre a história do país, e independente do que você encontre no nosso amigo Google, se permita viver a sua experiência. Com cautela, respeito e coração aberto para aprender mais sobre o local visitado e consequentemente sobre você mesmo e o que você gosta.


Paris tem lá o seu encanto, vou admitir.

E espero, de verdade, que essas dicas te ajudem a ter uma experiência incrivelmente inesquecível!


Eu com certeza voltarei,e conhecerei uma nova Paris, olhando com outros olhos. Menos cansada e com mais conhecimento.


Se você quiser saber mais da minha experiência em Paris, corre lá no meu Instagram e assista o destaque sobre essa viagem.


Ficou com dúvidas, ou tem sugestões sobre esse post ou sobre o tema do próximo?


Manda uma mensagem, ficarei feliz em saber sua opinião!


Aproveita e se inscreve aqui no blog para acompanhar todas as novas publicações!


Nos vemos pelo mundo!

Au revoir!


5.998 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


Post: Blog2_Post
bottom of page