top of page
Buscar
Foto do escritorAline Albuquerque

Processo seletivo para trabalhar em cruzeiros

Eu descobri a possibilidade de trabalhar a bordo em 2015, através de uma amiga de trabalho, que me falou que já tinha trabalhado assim.

Na época, eu não sabia falar inglês, e foi exatamente em uma conversa sobre viagens e intercâmbios que essa conversa surgiu.

Fiquei com essa pulguinha da vida a bordo me cutucando. E um belo dia entrei no site indicado pela minha amiga e fiz meu cadastro. Na época eu me candidatei a vaga de camareira, porque não precisava de inglês avançado (mas precisava pelo menos de conversação), eu tinha 0 inglês.

Na primeira vez que me candidatei, não fui nem para a primeira fase. Acredito que foi pelo nível de inglês, mas algumas pessoas me disseram que pode ser simplesmente porque a vaga para qual eu me candidatei não estava mais disponível. Então independente do seu caso, tente.

Bom, depois desse não, procurei aprender o inglês, fiz um intercâmbio na Irlanda, e em 2019, finalmente consegui embarcar como Shop Attendant (vendedora do shopping).

Bora contar como foi esse processo!

O processo é dividido em 3 etapas.

Sendo a primeira, preenchimento do cadastro e entrevista via Skype.

Pré requisitos:

Idade: 18 até 40 anos (porém tudo vai depender das suas qualificações, experiência, quantas línguas fala, e suas condições físicas), já vi pessoas com mais de 40 anos sendo contratadas. Então não se prenda a isso, okay ?

Idiomas: Quanto mais idiomas, melhor, se forem fluentes, melhor ainda. Mas o inglês é essencial. Dentro do navio trabalhamos e convivemos com pessoas do mundo inteiro, em uma equipe pode ter pessoas de mais de 5 países diferentes, e a língua utilizada é o inglês, ou seja, precisa ter um nível considerável de compreensão e conversação para entender sua função dentro do navio.


Tatuagens e piercings: várias cias, não permitem tatuagens visíveis.

Braços, pernas, rosto, pescoço.

O que não quer dizer que não pode ter tatugem, okay?

Porém, durante o processo, não sabe-se para qual cia você irá. Então não minta.

Conheço muitas pessoas que trabalham a bordo e tem tatuagens, muitas tatuagens.

Na página da agência que eu me candidatei, não falava nada sobre piercing.

Eu tenho piercing no nariz, e isso não foi problema.


Dica: seja sincero no cadastro, e no dia da seletiva cubra as tatuagens para mostrar que isso é possível. (camisa longa, meia calça, tirem o piercing, caso isso te deixe mais seguro)

Seletiva: as seletivas para brasileiros, são realizadas aqui no Brasil, através de agências vinculadas as cias de cruzeiros. Até onde eu me informei, brasileiros precisam estar aqui no Brasil para fazer o processo, mas não deixe de contatar a agência para tirar dúvidas. O cadastro inicial é basicamente o mesmo em todas as agências, feito online respondendo perguntas básicas, como escolaridade, experiencias profissionais e idiomas.

Porém para alguns cargos são exigidas comprovações de diplomas e certificações já na primeira fase, tudo vai depender de quão específico é o cargo para qual você quer se candidatar.

Nesse post, vou falar especificamente da vaga para qual eu me candidatei e trabalho atualmente.

Bom, através de pesquisas, principalmente conversando com amigos já embarcados, acompanhando grupos de tripulantes no Facebook e assistindo os vídeos da Ariadine S. Kouri.

(mal sabia eu que trabalharia com ela..haha.. sigam o canal, ela é maravilhosa!)

Enfim, em uma dessas pesquisas descobri que dentro dos navios havia mais cargos do que eu poderia imaginar, setor de engenharia, hotelaria, shopping, manutenção, limpeza, recepção, entretenimento infantil e adulto, spa, academia, entre outros.

A minha primeira dica é, entre nos sites das agências e leia os pré-requisitos de cada vaga e identifique em qual delas você se encaixa.

Para alguns setores não é necessária experiência, porém é interessante avaliar as funções exercidas e ver se o seu nível de inglês, assim como seu perfil, estão aptos para realizar as tarefas.

Por exemplo, uma pessoa que tem um bom nível de inglês, mas não se vê vendendo, trabalhando em uma recepção, ou não se sinta seguro trabalhando em público, talvez seja interessante aplicar para uma vaga que não seja tão “exposta” aos passageiros. O famoso bom senso ajuda muito nesse momento..haha

Lembrando que, todos os cargos que trabalham diretamente com os passageiros, ou cargos de gerência, exigem um nível avançado de inglês, principalmente na conversação.

Pois bem, considerando minha experiencia com vendas, decidi me candidatar para trabalhar no shopping.

Fiz meu cadastro online, e no mesmo dia recebi uma resposta positiva.

Recebi a resposta por e-mail, já com um link para agendar a minha entrevista por Skype, e um link para assistir um vídeo com o resumo do processo e a vida a bordo. (bem por cima mesmo, resumo do resumo..rs)

Agendei minha entrevista para a semana seguinte.

Esteja muito atento às orientações do e-mail, pois eles explicam até a forma de se vestir. É uma entrevista de emprego, então leve a sério e siga as orientações!!!

Na semana seguinte eu fiz a entrevista por Skype, foi super rápido, exatamente 7 minutos. Ele (o entrevistador) iniciou a entrevista em português, e depois continuou em inglês, não avisou quando mudou para o inglês, simplesmente começou perguntar, haha.

Não se desespere, caso não entenda a pergunta, peça para repetir, fiz isso em 2 ou 3 perguntas, e tudo okay!

Ele perguntou em português sobre mim, onde trabalhava, onde morava, por que eu queria trabalhar a bordo, e em seguida já começou a perguntar sobre as minhas experiencias, em inglês.

Confesso que fiquei nervosa, e quando acabou a chamada achei que poderia ter sido melhor haha.

Ele me disse que em 3 dias eu receberia uma resposta, negativa ou positiva, ainda me perguntou: "Caso você não se encaixe na vaga na qual você se candidatou, você tem interesse em outra vaga?"

Eu disse: "não".. haha.. fui bem sincera!!

Mas é legal já ir para a entrevista pensando em um plano B, caso esteja disposto em trabalhar em outros setores. E caso não tenha interesse em outra vaga, como foi meu caso, seja sincero, para que ninguém perca tempo.

Meia hora depois recebi um e-mail dizendo que eu havia sido aprovada. No mesmo e-mail, solicitaram alguns documentos:

· 2 cartas de referência (eles ligaram para os meus dois empregadores, então não minta e não invente)

· Cópia do Passaporte

E encaminharam em anexo alguns formulários da empresa para preencher e reenviar preenchido.

2ª Fase do processo Seletivo

Alguns dias depois de enviar os documentos, recebi o e-mail sobre a segunda fase do processo.

Data, horário e local, da entrevista presencial. Seria um dia todo de dinâmicas e entrevistas.

Dois dias antes da entrevista presencial, a agência fez uma chamada pelo Skype, com todos que iriam participar da seletiva, para explicar como seria, o que seria avaliado, orientação sobre o que vestir, e nos permitiu tirar dúvidas. Também falaram sobre o salário e benefícios. Ou seja, esteja atento a todos os e-mail e teleconferências, elas são muito uteis.

Sugestão de roupa para usar na seletiva presencial

Minha entrevista presencial ocorreu no dia 16 de julho de 2019, em São Paulo. Uma equipe dos Estados Unidos estava presente, e fizeram a seletiva.

Éramos aproximadamente 60 pessoas, sinceramente não lembro exatamente...haha

Todas as atividades desta etapa do processo são em inglês. No dia em que eu fiz meu processo presencial tinham dois recrutadores brasileiros que já trabalham na cia há muito tempo. Porém, só se comunicavam conosco em inglês.

Logo nesse dia, eu estava com uma tosse alérgica daquelas, precisei sair da sala 2 vezes para não atrapalhar o processo. Confesso que pensei em ir embora, mas olha a minha cara? Acham mesmo que eu desistira sem tentar!! Até hoje a galera que estava na seletiva lembra de mim como a menina que estava tossindo haha

O dia começou com a apresentação dos entrevistadores e um vídeo falando sobre a vida a bordo, histórias dos cruzeiros de turismos, enfim, uma introdução.

Em seguida, pediram para cada um de nós, um de cada vez, se levantar, se apresentar, e citar uma curiosidade ou algo marcante da sua personalidade. Foi um processo bem rápido, e a meu ver, bem descontraído.

Os entrevistadores tinham um diálogo bem leve e direto, creio que isso me ajudou a ficar bem tranquila.

Eu me levantei, falei meu nome, e disse que em situações de nervosismo ou choque, eu começo a rir.. haha

Citei uma vez que eu estava trabalhando em um hotel na Irlanda (trabalhava como assistente de eventos), e preparamos um banquete, mesas lindas, e uma mesa com luzes (que eu achei que era para o bolo), teria banda e tudo, enfim, uma festa.

Mas de repente, uma mulher chegou com um quadro nas mãos e me pediu para colocar sobre a mesa, então me dei conta que era o funeral da filha dela. (já assistiu o filme PS: I love you?, é realmente assim na Irlanda)

Inicialmente fiquei em choque, mas me retirei do salão em seguida porque eu não conseguia parar de rir. (me julguem!)

Logicamente que eu não estava rindo da situação do funeral, mas como eu disse, quando fico em choque com algo, começo a rir.

Enfim, falei isso diante de todos na seletiva, os recrutadores riram. (ufa eles entenderam..haha)

Logo após as apresentações, mais informações foram passadas através de slides e depoimentos dos recrutadores, todas as atividades do dia ocorreram desta forma, sempre uma apresentação de conteúdo e em seguida uma dinâmica.

Dica: todas as apresentações em slides, ou o que os recrutadores falavam antes das dinâmicas tinham relação com a próxima dinâmica que realizaríamos, então esteja atento.

Após a segunda sequência de slides, veio a segunda dinâmica.

A recrutadora principal pediu para que fechássemos os olhos e nos imaginássemos em Paris, a brisa no rosto, torre Eiffel ao fundo, um barco passando pelo rio Senna, nós bebendo champagne em taças de cristal e saboreando um chocolate. Enfim, ela descreveu uma cena na qual poderíamos ter sensações, gostos, cheiros, sabores, etc.. a Intenção era mostrar que nós temos o “poder” de fazer as pessoas terem sensações inesquecíveis, que vão muito além do serviço oferecido.

Em seguida abrimos os olhos, e todos brindamos com um copo de champagne e ganhamos uma barrinha de chocolate.

(Achei chique, beber champagne em um processo seletivo..haha)

Então veio a dinâmica, um por vez deveria ir na frente da sala e contar uma história sobre um atendimento que fez toda a diferença por causa do atendimento. Poderia ser uma experiencia negativa também.

Eu contei um episodio que vivi em Zacopane, Polônia, estava com alguns amigos e estávamos procurando um lugar para comer. O problema era, não achávamos um santo lugar que tivesse o cardápio em outra língua que não fosse polonês, imagine!? Haha

Eu era alérgica a algumas coisas então não poderia comer sem saber o que era. Fomos em vários restaurantes diferentes, vários atendentes nos deram as costas, porque não falavam inglês. Quando estávamos quase desistindo, um garçom nos ouviu conversando em português na entrada de um restaurante e veio nos perguntar, em inglês se poderia nos ajudar. Eu quase chorei haha

Além de falar inglês, ele foi super atencioso, pediu para o chefe de cozinha vir até a nossa mesa, para que eu explicasse sobre as minhas alergias, e o garçom traduziu tudo para ele. Foi uma noite incrível, graças a um profissional que estava atento e disposto a oferecer um bom atendimento.

Concluindo essa dinâmica, fomos para o almoço.

Apesar de ser um intervalo, era nítido que os recrutadores estavam sempre de olho, então se comporte. Haha

Depois do almoço, tivemos uma dinâmica em dupla, na qual deveríamos pegar um papel da uma sacolinha, e nesse papel tinha uma profissão. A outra pessoa deveria adivinhar qual era a sua profissão, fazendo perguntas que só pudessem ser respondidas com sim e não. Não poderíamos usar as palavras, onde, quem, quando, o que.

Por exemplo: ao invés de perguntar “onde você trabalha?” poderíamos perguntar “Você não trabalha em uma delegacia?” ou “Você trabalha com crianças?”.

Tudo em inglês, tá?

A recrutadora foi bem enfática quando disse que deveríamos escolher o local onde a cena aconteceria, e que podíamos ser criativos.

Teve de tudo um pouco, foi o momento mais engraçado do dia. Algumas pessoas simularam um encontro no parque, outros na academia, na rua, supermercado, etc.

Eu sugeri para minha parceira (Tati linda, ela também passou no processo!), para fazermos uma cena na montanha russa. Uma das duas estava com muito medo e nervosa, e a outra tentava acalmar puxando um assunto, e ai começamos desenrolar a conversa. Foi super engraçado, simulamos a descida da montanha russa, gritos, expressões faciais, tudo que tínhamos direito.. haha ambas conseguiram descobrir a profissão uma da outra. Sucesso! haha foi sensacional!

A última dinâmica do dia ocorreu após uma palestra sobre trabalho em grupo, contribuição, empatia, atenção as instruções passadas pelo gerente e colegas de trabalho.

A dinâmica ocorreu da seguinte forma:

Fomos para um salão e fizemos uma roda. Cada um de nós recebeu um balão, e uma tachinha (sim, aquele objetinho pontiagudo).

Ela nos pediu para que enchêssemos os balões, como se fossem os nossos sonhos. Disse que iria cronometrar um minuto e meio, e quem estivesse com o balão cheio no final da dinâmica, era o vencedor.

3,2,1.. valendo!

Parecia uma guerra, eu só tentei proteger meu balão, sem sucesso .. hahahaha.. mas praticamente a sala inteira começou a furar o balão um do outro.

No final dos minutos, ela perguntou por que furaram o balão um dos outros?

E perguntou se alguém não tinha furado o balão de ninguém, e eu falei que não tinha furado o balão de ninguém, porque em nenhum momento, nas instruções ela disse que deveríamos furar o balão, só disse que ganharia quem ficasse com o balão cheio, se todos aguardassem o tempo cuidando do seu balão, todos ganhariam.

(arrasei né cara? Orgulho do meu cérebro que entendeu a dinâmica hahaha)

E era exatamente isso, em seguida ela explicou que todos devem colaborar com a equipe, se cada um entender as instruções e fazer sua parte dentro do time, todos ganham.

E assim concluímos a última dinâmica.

Para finalizar o dia, os quatro recrutadores ficaram na sala, e todos nós fomos individualmente entrevistados.

A recrutadora que estava a frente da seletiva foi quem me entrevistou, foi bem tranquilo, ela foi super simpática e atenciosa.


Dica: ela me perguntou em qual setor do shoppingo eu gostaria de trabalhar, então pesquise, pesquise, e pesquise o máximo de infomrações sobre a sua vaga.

Foi um dia super cansativo, apesar de divertido. Na semana seguinte recebi um e-mail com a resposta, FUI APROVADA!!!

Pode parecer um bicho de sete cabeças, mas calma. Preste atenção em cada detalhe da seletiva. Lembro que enquanto um dos recrutadores falavam, os outros recrutadores nos olhavam e faziam anotações. O tempo todo.


Sobre a roupa que usei no dia.

Como eu disse, alguns dias antes da seletiva presencial, nós tivemos uma videoconferência na qual umas das orientações foi sobre as roupas.

Ele disse que deveríamos ir de social, meninas poderiam ir de calça, saia ou vestido. Homens de terno. Em nenhum momento ele disse: todas de preto e coque.

Bom, o social não é só o terninho preto (fica a dica).

Dentro do bom senso, eu fui com um vestido social bordô, rabo de cavalo, um casaco preto (estava chovendo muito no dia, e frio) e devidamente maquiada. Mas uma vez, preste atenção ao perfil da vaga para qual você se candidatou, pesquise. Em minhas pesquisas eu sempre via as shop attendant bem maquiadas e quase sempre de salto. Me vesti conforme a vaga que eu queria!

Quando cheguei na seletiva, todas, sem exceções, todas as meninas estavam de terninho preto, e quase todas de coque.

Erradas?

Não, sinta-se confortável, dentro do bom senso, pois a forma de se vestir e se comportar diz muito sobre nós. Quem me conhece sabe que sou MUITO espontânea e agitada. Se você não se sente confortável com saia, vai de calça, se não se sente confortável de salto, vai de sapatilha, mas não tente ser quem você não é!!



3ª Fase do processo seletivo

Nessa etapa, tenha um saco de paciência á disposição. Muitos documentos para preencher, muitos.

Você também precisará enviar muitos documentos (RG, Antecedentes criminais, comprovante de endereço, etc).

Dentro dessa fase tem também alguns cursos que você deverá realizar. (todos orientados pela agência)

Esteja ciente que nesse processo de pré-embarque você irá desembolsar entre R$2.000,00 até R$3.500,00, com cursos, exames médicos, vistos (se necessários). Parte desse valor é reembolsado pela cia, como exames médicos e vistos, mas isso pode variar de cia para cia.

Somente após a entrega de toda a documentação e conclusão dos cursos, você poderá embarcar. A agência acompanha todo o processo até o seu embarque.

A agência pela qual eu fui contratada, sempre realiza o processo presencial entre julho e agosto. Mas conheço várias pessoas que fizeram o processo todo online, através do Skype, em outros períodos do ano.

Creio que por causa da pandemia, esse ano não haverá processo seletivo. Mas como eu sempre digo, tente!!!

Vou deixar aqui embaixo, o link de recrutadoras que eu conheço, que realizam a seletiva de brasileiros.

Lembrando que os processos seletivos podem variar de agência para agência, assim como de ano para ano. Mas são basicamente focados em temas similares.

Espero ter ajudado!!! Se ainda tem dúvidas deixa seu comentário aqui embaixo, prometo responder.

No meu Instagram eu tenho um destaque bem lindo falando sobre esse processo seletivo, corre lá, confere tudo, aproveita e me segue.

Nos vemos pelo mundo!




Recrutamento:


Shopping:




Canais sobre a vida à bordo (Youtube):


1.147 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


Post: Blog2_Post
bottom of page