top of page
Buscar
Foto do escritorAline Albuquerque

Mochilando muito, gastando pouco #Europa

Atualizado: 12 de mai. de 2020


Pow Aline, mas eu não moro na Europa..

Se você ainda não está na Europa, tenho certeza que isso também irá te ajudar no planejamento da sua viagem. Aprendi tudo na prática, mas quero te ajudar a passar menos perrengue que eu, e aproveitar muito mais o seu tempo e o seu dinheiro.

Hoje vou compartilhar com vocês, as melhores formas, ao meu ver, de se locomover e se hospedar durante o mochilão.. Bora lá?

Passagens aéreas ️

Sobre passagens aéreas temos a nossa querida Ryanair, mas indico que usem os sites como Skyscanner, Kiwi e Kayak para pesquisar também, porque as vezes nesses sites aparecem cias locais do lugares para onde vocês irão, e acaba saindo mais barato.

Quando eu realizei o meu mochilão, em 2018, a Ryanair permitia levar uma mochila e uma mala de mão, hoje em dia ela permite somente uma mochila, e a mala de mão deve ser paga separadamente. Por isso, a minha dica é: use os sites de scanner para ver quais são as melhores opções.

A Aerlingus, por exemplo, acaba sendo mais vantajosa para alguns destinos, porque já inclui a bagagem de mão.

PLA-NE-JA-MEN-TO

PES-QUI-SE

Mas se você gosta de se aventurar, e economizar ainda mais, eu indico o aplicativo BlaBlaCar.. Já usei e foi super de boa.

Se você ainda não conhece, trata-se de um aplicativo de carona compartilhada. Pessoas que possuem carro oferecem carona para receber ajuda de custo na viagem. Todos ganham!

Algo que também foi muito útil em minhas viagens, foi o site Omio (o antigo GoEuro, acabei de descobrir que o nome mudou..haha) que mostra as melhores rotas de trechos na Europa, considerando o tempo de duração da viagem e valores de avião, trem e bus.

Com a mesma finalidade, o site Rome2Rio também é ótimo para avaliar qual a melhor opção para a rota que você pretenda fazer. Inclusive, ele apresenta opções alternativas como o Blablacar. E pode ser utilizado em qualquer lugar do mundo.


Mas a cereja do bolo, para mim, é a empresa Flixbus, ela atua em toda a Europa, no site, tem várias sugestões de roteiros e horários, e sério a gente economiza muito.

Existe um pacote que você paga 99€ e pode fazer 5 trechos pela Europa, independente da distância, então digamos que você quer sair da Dinamarca e ir para Roma, você pode usar um desses 5 trechos e fazer isso, legal né?

Eu conheci 21 países enquanto estive na Irlanda, e o Flixbus foi meu melhor amiguinho hahaha os bus são confortáveis e tem várias opções de viagem noturna, ou seja economiza o dinheiro do Hostel e ainda não perde tempo de locomoção.

Para encontrar bons preços de acomodação durante a viagem, eu sempre usei o Booking.com e o Hostelworld. Em ambos você consegue filtrar a localização e padrão da acomodação, desde quartos individuais até quartos unisex.


Super recomendo, também, uma pesquisa no Airbnb, em Munich, por exemplo, encontrei um quarto super bem localizado, em um apartamento super fofo, e ficou mais barato do que hostel. Normalmente em países mais caros, como Paris, por exemplo, vale a muito a pena ver essa alternativa.

Em Veneza eu dormi em um camping, super legal, eles alugam "quartos" em barracas, tem camas dentro das barracas, tudo limpinho e foi uma experiência muito legal. Paguei 14€ por uma barraca com 2 camas, esse era o valor pela barraca toda.. Entao sairia 7€ por pessoa.. Barato né? Haha

Outra boa opção é o Couchsurfing, trata-se de um aplicativo no qual pessoas oferecem acomodação gratuita em troca de conhecer novas pessoas. Você faz o seu perfil como host (quem oferece a acomodação), como guest (visitante), ou como host e guest. Para quem gosta de conhecer pessoas e a rotina de pessoas locais, essa opção é uma experiência incrível. Conheci um host em Rotterdam, Holanda, um professor aposentado que recebe até 15 mochileiros de uma vez só na sua casa, pedindo em troca somente boas histórias e amizades pelo mundo todo, não me hospedei na casa dele, mas fiquei 2 horas conversando com ele e tomando um café. Memorável!




IAmsterdam, Holanda , 2018

Meu único alerta sobre o Couchsurfing, principalmente para mulheres, que assim como eu viajam sozinhas, é verificar as avaliações dos hosts, pois infelizmente existe muito scam ou perfis de pessoas de má fé.

É triste que em pleno 2020 eu precise dar esse conselho direcionado para outras mulheres, mas infelizmente precisamos estar cientes de que gente má existe até em países mais evoluídos.

Uma opção muito legal, que ainda quero viver, é se hospedar através do site WorldPackers ou WorkWay, existem mais sites voltados para isso, mas vou indicar esses dois que conheço pessoas próximas que utilizaram e indicam.

Nessa opção, você irá fazer um perfil falando sobre as suas habilidades e interesses, e lá poderá encontrar opções de locais e vagas de trabalho. Trata-se de uma troca de interesses, hosteis, hotéis, agências de turismo, bares, etc, oferecem acomodação e alimentação (podendo ser 3 refeições ou somente café da manhã), em troca de trabalho. Os trabalhos variam muito, podendo ser como recepcionista, camareiro, faxineiro, ou até mesmo guia turístico, tocando violão para o pessoal na área em comum do estabelecimento, cantando, dançando, preparando drinks, tudo vale, e com certeza você encontrará alguma vaga. Muitos hosteis oferecem vagas para cuidar de hortas, ou auxiliar na reforma dos prédios, por exemplo. Enfim, não deixe de citar nenhuma habilidade no seu perfil.

Normalmente, são 3 ou 4 horas de trabalho por dia, e dois, até 4 dias de folga na semana.

Economia + oportunidade de conhecer pessoas do mundo todo, incrível, não é?

Passeio de Gondola pelos canais de Veneza, Itália, 2018.

Dica de ouro, sobre acomodação: quando planejar seu roteiro, opte por separar um dia ou no minimo meio dia por semana para descansar, lavar roupas, organizar a mala, enfim. Eu sempre pego um dia a mais em países/cidades mais baratas para me organizar e descansar. Acredite, isso é muito importante, para que você consiga aproveitar ao máximo cada lugar visitado.



Última e não menos importante, quero recomendar um site que sempre utilizo para comprar meus passeios, seja ele envolvendo festas e eventos até passeios em museus e lugares históricos. O site GetYourGuide foi o que melhor atendeu minhas necessidades, ele oferece opções dos mais diversos tipos. Em Roma, por exemplo, comprei um pacote que incluia a visita ao Coliseu + Fórum Romano + Museu do Vaticano (Capela Sistina e Basílica de São Pedro), em Amsterdã comprei um pacote sensacional que incluía a visita ao prédio mais alto da cidade - A'DAM Lookout + Passeio de barco pelos canais + Heineken Experience (museu da Heineken), em Paris comprei um pacote que incluía a visita guiada para o Palácio de Versalhes + Museu Do Louvre + Torre Eiffel. Em todos esses casos eu paguei um valor relativamente barato. Dica: sempre pesquise direto no site dos locais turísticos também, já consegui pacotes incríveis pelo GetYourGuide, mas já consegui bons valores direto nos sites dos locais turísticos.

Lembrando que, em muitos pontos turísticos, como museus e apresentações artísticas, pessoas com até 25 anos ou estudantes de áreas específicas, como arte e arquitetura, não pagam a entrada. Para usufruir desse benefício, será necessário apresentar alguma comprovação que você é estudante ou documento com foto que comprove que você tem 25 anos ou menos. Então não esqueça de levar sua carteira de estudante, ou documento equivalente. Sempre verifique as regras sobre descontos e entradas gratuitas, nos sites dos locais, onde deseja visitar.

Praça São Pedro, Vaticano, 2018

Ufa, já falei demais!!! Espero ter ajudado a abrir seus horizontes.

Os momentos mais incríveis de um mochilão, não são as chegadas, mas sim o caminho, esses sim rendem histórias inesquecíveis, então voa, sem medo de viver grandes aventuras.

Se você ainda não me segue nas redes sociais, corre lá, e veja parte das minhas histórias registradas em vídeos e fotos.


Nos vemos pelo mundo!

289 visualizações1 comentário

Posts recentes

Ver tudo

1 Comment


julliana.borges
May 12, 2020

Amo ler seus depoimentos, e em breve quero conhecer pelo menos 1/3 do que vc conhece... 👏

Like
Post: Blog2_Post
bottom of page